Paços do Concelho e Pelourinho

A Câmara Municipal nem sempre funcionou no espaço atual. Há registos de 1466 que referem a existência de dois Paços do Concelho, designados por Paço Velho e por Paço Novo. De 1509 existe outra menção à compra de nova casa do Paço. A localização destes três edifícios era na antiga Praça Velha, hoje designada por Largo Antero de Quental.

O atual edifício da Câmara Municipal recebeu autorização régia para a sua construção em 1538, aqui na Praça Nova, actualmente Praça Vasco da Gama. Originalmente a área do rés-do-chão, onde se destacam três arcos, era aberta. O acesso ao primeiro piso faz-se por uma escada que permitia aceder, por meio de um corredor, à antiga “Casa da Câmara”, onde reuniam os vereadores, e à “Casa da Audiência”, onde ocorriam reuniões abertas à população. Esta sala ainda conserva a tribuna do juiz, onde posteriormente se adicionou uma pintura da Rainha D. Maria II.

O Pelourinho de Vila do Conde foi construído em 1538, nas proximidades do novo edifício camarário, substituindo um outro feito em madeira que se localizava na Praça Velha. Os dois pelourinhos acabaram por coexistir durante alguns anos. Em 1539, uma revolta popular destruiu este novo pelourinho da Praça Nova, sendo o mesmo então reconstruído e posteriormente transladado, em 1582, para a Praça da Ribeira, junto ao Rio Ave e estaleiros navais. Só regressou a esta localização junto aos Paços do Concelho em 1913. Ao estilo manuelino, tem o fuste torcido, em forma de corda, e a espada da justiça no topo, em ferro, empunhada por um braço que sai do espigão da grimpa. Está assente numa base octogonal e possui um brasão real no capitel.

Galeria de Imagens:

Contactos:

Endereço: Praça Vasco da Gama – Vila do Conde

Na loja:

COMPARTILHAR
Artigo anteriorTeatro Municipal
Próximo artigoCentro de Memória

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of