Forte de São João Baptista

O Forte de São João Baptista, muitas vezes referido como Castelo de Vila do Conde, localiza-se junto à foz do rio Ave.

Foi inicialmente dedicado a Nossa Senhora da Assunção, mas desde há muito que a única invocação é a do padroeiro de Vila do Conde, São João Baptista. A sua construção foi iniciada na década de 1570, referida como já em andamento nos livros de actas da Câmara em 1573, e provavelmente ordenada por D. Sebastião, que por missiva enviada em 1570 a várias autarquias fez saber da sua intenção de fortificar todos os maiores locais costeiros desde Cascais até Caminha.

A fortaleza tem cinco baluartes, denominados de Santo António, Santa Bárbara (voltados para terra – este e norte), São Francisco, São João e Nossa Senhora da Guia (voltados para o mar – noroeste, sudoeste e sul). Três dos baluartes têm guaritas, um dos quais o último a ser construído, o de Santa Bárbara, cujo término foi alcançado apenas em 1793, completando a edificação do Forte mais de dois séculos após o seu início.

O Forte de São João Baptista teria por esta data ponte levadiça, poço de água doce, casa e quartel do governador, paiol e armazéns de armas e pólvora, calabouços, cozinha, porta falsa, capela, peças de artilharia, entre outros.

Depois de sucessões de intermináveis obras e desgaste, já pouco resta do que acabámos de referir. As últimas obras de fundo foram efectuadas no final do século XX, sendo o Forte de São João reabilitado para a implantação de um hotel de charme e restaurante, sendo utilizado também para organização de eventos e como discoteca.

Galeria de Imagens:

Contactos:

Endereço: Avenida Brasil – 4480 Vila do Conde

Na loja:

COMPARTILHAR
Artigo anteriorAqueduto de Santa Clara
Próximo artigoAlfândega Régia

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of