Em 2009, a Google passou pela primeira vez com as suas câmeras por Vila do Conde, utilizando as imagens captadas para o seu recurso “Street View”.
Na Rua 25 de Abril, entre a papelaria “Altino” e o grande edifício que em tempos bem mais longínquos albergou o “Hotel Central”, encontrávamos no nº 15 a loja de têxteis e retrosaria “A Nova Angolana” e, um pouco acima, no nº 27, a sapataria “Princesa do Ave“.
“A Nova Angolana” encerrou no início do ano de 2020, depois de várias décadas (certamente mais de meio século, ainda no tempo da Rua Barão do Rio Ave) aberta ao público. O edifício foi construído já no século XX, para albergar a “Pharmacia Faria”. Como já referi noutra publicação, era propriedade do filho dos donos do já referido Hotel Central, que se encontrava no edifício confinante a nascente. Quanto à sapataria “Princesa do Ave”, não consigo precisar datas de inauguração e encerramento. Penso que seria do mesmo dono da também extinta sapataria “Imponente”, no gaveto das ruas Santos Minho e Manuel Silva, na Póvoa de Varzim.
Na coleção, guardo os sacos de papel de ambas as lojas.
Neste momento, ambos os estabelecimentos encontram-se desocupados.