A Ilustração Portugueza, uma edição semanal do jornal “O Século“, dedicou no seu número 728, lançado a 2 de Fevereiro de 1920, uma página às rendas de bilros de Vila do Conde, “uma linda industria portugueza”.
Pouco tempo após a criação da Escola de Rendas de Vila do Conde, esta interessante revista escrevia assim:
“A industria das rendas é uma das mais interessantes do nosso Portugal e grande fama teem as de Peniche, Viana e Vila do Conde, pacientemente feitas a bilros, levando por isso as lampas às de Valencia onde são todas de fabricação mecânica.
Em Vila do Conde inaugurou-se ha pouco uma Escola de Rendeiras, o que só concorre para que sejam em breve prodigios as obras que as mãos mimosas das vilacondenses executem. Que todas ali fazem renda. As pobres para agenciar a vida, as ricas por diletantismo, para passar o tempo e ornamentar a roupa. Não ha muito realisou-se uma exposição e a ela concorreram todas as oficinas de manufactura local. Damos hoje alguns modelos dos trabalhos expostos pela casa Flores Torres que é como se vê das que mais concorre para o desenvolvimento da lindissima e apreciada industria.”
Segue a reprodução da dita página, com os seus notáveis exemplares das rendas de bilros vilacondenses.
Muito bom, uma mais valia para conhecer Vila de Conde e uma grande fonte de informação para os investigadores, um bem haja por este trabalho. Espero que continue.
Muito obrigado. Sem dúvida que continuarei, apesar de ter estado parado nos últimos tempos, por falta de tempo provocada pelos sucessivos confinamentos. Tenho inúmeros artigos para publicar, mas que preciso de rever e aumentar, algo que farei a partir de Junho.