A Rua 5 de Outubro

A Rua 5 de Outubro há cerca de 100 anos atrás, ainda denominada Rua 5 d’Outubro. Alguns edifícios ainda existem, embora a maior parte com outra configuração, como é o caso do restaurante Ramon. Nesta altura seria um armazém de venda a retalho de José Teixeira da Silva, segundo nos parece. Também não conseguimos descortinar o que seria aquela casa onde está hoje o café Saura. Se alguém puder ajudar, escreva um comentário no final da página.

Postal (raro) disponível na loja.

O mais interessante desta foto são os carris que se vêem no centro. Estes carris eram utilizados pelos carros americanos, nada mais nada menos do que carruagens rebocadas por cavalos que faziam a ligação entre alguns pontos chave de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim. Podemos vislumbrar um no centro da imagem, bem lá ao fundo, onde hoje existem os semáforos do entroncamento desta rua com a Rua Conde D. Mendo. Sobre os carros americanos teremos em breve um artigo mais pormenorizado.

Esta fotografia não necessita de grandes comentários. Todos conhecemos bem o sítio mais movimentado de Vila do Conde, onde os dois troços da Rua 5 de Outubro se encontram com a Avenida José Régio e a Rua 25 de Abril.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of