Igreja da Misericórdia

A Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde foi fundada em 1510, por recomendação de D. Manuel I, em carta régia enviada em 1499. A casa da irmandade e hospital foram então instalados em edifícios adjacentes à Capela do Espírito Santo, em frente ao espaço hoje ocupado pela Igreja.

Sendo estes imóveis bastante exíguos, decidiu-se em 1525 construir, em frente à Capela e Hospital do Espírito Santo, nova Casa da Irmandade e uma Igreja, em terreno cedido por Álvaro Fernandes, no lugar onde foi demolida a Capela de São Miguel o Anjo.

Todos estes edifícios estão, ou estavam, situados na actual Praça Dr. António José de Almeida, ainda mais conhecido como Largo da Misericórdia. A Igreja da Misericórdia, aberta ao culto pelo menos desde 1535, foi alvo de uma grande obra de ampliação iniciada em 1 de Maio de 1599, mostrando desde aí uma fachada simples e austera típica da renascença Filipina, destacando-se o portal, onde quatro colunas sustentam um frontão reto encimado pelas estátuas de Nossa Senhora da Conceição e da Visitação.

Apresenta planta longitudinal, ampla e de uma só nave e no interior destacam-se as paredes revestidas a azulejo, os retábulos e os tetos revestidos a caixotões de madeira. A casa do despacho está à esquerda da frontaria da Igreja, suportando o arco de campanário. A sua fachada apresenta elementos ao estilo manuelino, misturados com outros mais recentes.

A Casa do Despacho data de 1547, destacando-se a janela em estilo manuelino. O cruzeiro que se vê no largo foi feito em 1713, substituindo um outro que terá sido destruído.

Galeria de imagens:

Contactos:

Endereço: Praça Dr. António José de Almeida – Vila do Conde

Na loja:

COMPARTILHAR
Artigo anteriorCentro de Memória
Próximo artigoAqueduto de Santa Clara

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of