Igreja de Nossa Senhora da Lapa

A Igreja de Nossa Senhora da Lapa foi construída no local onde se ergueu a Ermida de São Bartolomeu, um pequeno templo de origem quinhentista que foi reedificado no séc. XVII.

Em 1758 foi assinada a escritura da obra, tendo nesse ano iniciado a sua construção. Não há a certeza do seu autor, mas é possível atribuir a sua autoria a Nicolau Nasoni, devido a uma carta do Deão da Sé do Porto. Nessa carta, datada de 1753, é referido que o autor da Torre dos Clérigos, Palácio do Freixo, entre outros, iria trabalhar num projeto para Vila do Conde. No entanto, também é viável que o arquiteto tenha sido o autor da homónima Igreja da Lapa do Porto, José de Figueiredo Seixas, devido a várias semelhanças entre ambas.

Não é possível também determinar a data exata em que o templo terá sido concluído, mas os elementos decorativos do interior, de características neoclássicas, apontam para um prolongamento da obra até ao início do séc. XIX.

A sua fachada, vistosa e imponente, é ladeada por duas torres sineiras. No interior destaca-se a talha neoclássica, dos finais do séc. XVIII.

Galeria de imagens:

Contactos:

Endereço: Rua da Lapa – Vila do Conde

Na loja:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of