Capela de Nossa Senhora do Socorro

Capela do Socorro

A Capela de Nossa Senhora do Socorro foi mandada construir por Gaspar Manoel Carneiro, piloto-mor da marinha da carreira para a Índia, China e Japão e por Bárbara Ferreira d’Almeida, sua mulher. A construção foi autorizada em 1599, por D. Fr. Agostinho de Jesus. A conclusão da obra ocorreu em 1603.

Tem base quadrangular com paredes de alvenaria e cúpula esférica encimada por uma cruz. A sua configuração assemelha-se a um templo oriental, influências assimiladas por Gaspar Manoel durante as suas viagens pelo oriente. O acesso faz-se por uma escadaria de pedra, em leque.

O interior assume uma configuração circular e as paredes são forradas por belíssimos azulejos do século XVIII, que retratam cenas da vida de Cristo.

Esta capela foi construída no topo de um pequeno morro, no lugar onde antes existia uma torre de vigia para a entrada da barra, provavelmente medieval. A torre subsistiu no topónimo da rua, que se denominou Rua da Torre até aos inícios do século XIX.

Do miradouro que envolve a capela, pode-se disfrutar de uma magnífica vista para nascente, sul e poente. Ponto de encontro de pescadores e homens do mar durante séculos, daqui se apreciavam os movimentos do mar e as embarcações que passavam à vista de terra, assim como as alterações do estado do tempo.

As sepulturas dos fundadores localizam-se no centro da capela.

Galeria de Imagens:

Contactos:

Endereço: Rua do Socorro – Vila do Conde

Na loja:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of