O Conde D. Mendo na origem do nome de Vila do Conde

“O III. Abbade de Tibães foy, D.Mendo. Achasse memoria delle em hua Escritura em que se diz que deu dez Marabetinos ao Conde D. Mendo Bofino, & quinze a seu filho Hermeneildo Mendes, por toda a terra da Estella, que lhe vendeo sita entre Fão & o Port de Villa de Conde, que se chamou assim, por respeito do dito Conde D. Mendo Senhor delle, chamandosse dantes, Castro (…)”
Benedictina Lvsitana (1644) p.382

“Villa do Conde, como o seu nome o diz, teve uma origem fidalga; doou-a pelos annos de 1093 a 1112 o conde D. Henrique ao conde D. Mendo Paes Rofinho, e d’este esforçado cavalleiro tomou então o título, que ainda conserva.”
José Augusto Vieira
O Minho Pittoresco (1887) p.262

“Daqui se hiria augmentando a Villa, de que foy senhor o Conde Dom Mendo Paes Rofinho, tronco dos Azevedos; que por elle se chamou Villa do Conde”
P. António Carvalho da Costa
Corografia Portugueza e descripçam topográfica do famoso reyno de Portugal, Tomo I (1706) p.348

“O primeiro senhor d’esta villa foi o conde D. Mendo Paes Rofinho, do qual lhe veio a denominação de villa do Conde.”
Ignácio de Vilhena Barbosa
As cidades e villas da Monarchia portugueza que teem brasão d’armas Vol. III (1862) p.148

“…e que pelos annos de 1093-1112 o conde D. Henrique a doara ao conde D. Mendo Paes Rofinho, ou Rufino, tomando esta povoação desde essa epocha o título de Villa do Conde.”
Augusto de Pinho Leal
Portugal Antigo e Moderno – 11º Volume (1886) p.692

“Assegurada a estabilidade do Governo do Conde D. Henrique no território portucalense, (…) o bourgonhez, pela separação definitiva da Galiza (1095-1112), dera a vila ao conde D.Mem Pay Bofinho, filho de D. Pay Godinis, da geração de D. Godinho Viegas, fundador do Convento de Vilar de Frades.” –
José Caldas
A Arte e a Natureza em Portugal

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of