O Passo da Via Sacra em frente à Matriz

O adro da Igreja Matriz já foi de reduzida dimensão, com várias casas a rodeá-la. Como se pode ver na imagem, já bem dentro do século XX, vários edifícios se encontravam na sua frente, à esquerda de quem está voltado para o portal da sua entrada principal. Para além das habitações, destaca-se aqui uma das Capelas dos Passos, propriedade da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde. Ao contrário dos outros edifícios que se vêm na imagem, esta capela ainda existe, tendo sido transladada para a Rua de Nossa Senhora de Fátima. Não conseguindo ter a certeza da data desta foto ou da demolição destas casas, apontamos para o final dos anos 30, época de grande renovação (e demolição) em toda a Vila do Conde: Mosteiro, azenhas da Vila, Capela de Santiago, etc… Se alguém souber datar esta imagem e a data da demolição destes edifícios agradecia que deixassem um comentário, no fundo da página.

É algo complicado encontrar o mesmo ângulo e enquadramento, já que as únicas referências são os edifícios do extremo esquerdo da imagem anterior e as duas janelas da casa do fundo. Tudo o resto deixou de existir. Ainda assim, esta será sensivelmente a mesma área, nos dias de hoje.

Outras imagens destes edifícios:

Egreja Matriz - postal
Postal disponível na loja


O Jardim de Nosso Senhor da Agonia visto da torre da Matriz. Note-se a Capela dos Passos no canto inferior direito.

Villa do Conde - Paços do Concelho e Pelourinho - postal
Neste postal, a Capela encontra-se “tapada” pelo Pelourinho, mas vê-se com nitidez as casas adjacentes. Postal disponível na loja


O mesmo “Passo”, representando a segunda estação da Via Sacra, agora na Rua Nossa Senhora de Fátima.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorOs estaleiros em 1937
Próximo artigoVilla del Conte

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of