Sérgio Paiva – 15/Ago/19
Divisão administrativa: comuna (concelho)
Habitantes: 5599
Superfície: 17,35 km²
Localização:
Villa del Conte é a “Vila do Conde” estrangeira mais fácil de encontrar. O nome latino de Villa de Comite ou Villa Comitis fez-nos encontrar esta pequena localidade situada no norte de Itália, perto de Pádua. Curiosamente, tem alguns paralelismos históricos com a nossa Vila do Conde da foz do Ave. O documento mais antigo que faz referência a esta Villa de Comite data de 10851 e, tal como a escritura de Flamula2, também inclui a doação/venda das terras da actual Villa del Conte a uma instituição religiosa.
Ecelo da Romano3 e a família Camposampieri fizeram a doação desta e outras terras ao seu redor ao Mosteiro de Santa Eufémia de Villanova, na actual fracção/freguesia de Abbazia Pisani, comuna/concelho de Villa del Conte.
Numa primeira pesquisa não encontrámos muitas referências às origens do topónimo, para além do mito, semelhante ao de Vila do Conde, de que a povoação teria sido estabelecida bem mais tarde, em 1350, por Jacopo da Carrara, senhor de Pádua, história análoga à do “nosso” Conde D. Mendo45.
As villas romanas, ou seja, vivendas rurais ou quintas, continuam a ser apelidadas de “villas” no italiano contemporâneo. Os resultados com interesse de muitas das pesquisas que fizemos por esta Villa del Conte foram diluídos por referências a vivendas ou quintas na atualidade.
Em 1994, foi publicado um livro sobre Villa del Conte, com uma vasta pesquisa histórica, da autoria de Claudio e Paolo Miotto, intitulado “Il Teritorio di Villa del Conte nella storia”. Desta publicação, de quase 1000 páginas, apenas se pode aceder a pequenos excertos online. O índice motiva curiosidade pelos primeiros capítulos, que falam sobre a “toponomastica comitense”, ou seja, a toponímia de Villa del Conte.
Conseguimos entrar em contacto com Paolo Miotto, um dos autores, com o intuito de esclarecermos o caso de Villa del Conte e sabermos algo sobre o que escreveu no seu livro. Resumidamente, ele diz-nos que, acima de tudo, é evidente que a toponímia deriva de algum conde, o mais difícil é encontrar qual. Que em 1994 teorizou que se devia aos condes de Este ou à família de Matilde de Canossa (século XI) mas, desde aí e depois de mais investigação, inclina-se mais para a hipótese de o nome se dever à família Conti de Pádua (de Comite), também da época medieval. Diz ainda que, na linha teórica, o substantivo Conte deve aludir a uma pessoa famosa que possuía grande parte das terras envolventes, sem mencioná-la explicitamente, mas simplesmente fazendo referência ao seu título condal.
Origem do topónimo: indefinido, várias teorias