Villa del Conte

Sérgio Paiva – 15/Ago/19

Brasão de Villa del Conte
Brasão de Villa del Conte

Divisão administrativa: comuna (concelho)
Habitantes: 5599
Superfície: 17,35 km²
Localização:

Villa del Conte é a “Vila do Conde” estrangeira mais fácil de encontrar. O nome latino de Villa de Comite ou Villa Comitis fez-nos encontrar esta pequena localidade situada no norte de Itália, perto de Pádua. Curiosamente, tem alguns paralelismos históricos com a nossa Vila do Conde da foz do Ave. O documento mais antigo que faz referência a esta Villa de Comite data de 10851 e, tal como a escritura de Flamula2, também inclui a doação/venda das terras da actual Villa del Conte a uma instituição religiosa.

Ecelo da Romano3 e a família Camposampieri fizeram a doação desta e outras terras ao seu redor ao Mosteiro de Santa Eufémia de Villanova, na actual fracção/freguesia de Abbazia Pisani, comuna/concelho de Villa del Conte.
Numa primeira pesquisa não encontrámos muitas referências às origens do topónimo, para além do mito, semelhante ao de Vila do Conde, de que a povoação teria sido estabelecida bem mais tarde, em 1350, por Jacopo da Carrara, senhor de Pádua, história análoga à do “nosso” Conde D. Mendo45.

As villas romanas, ou seja, vivendas rurais ou quintas, continuam a ser apelidadas de “villas” no italiano contemporâneo. Os resultados com interesse de muitas das pesquisas que fizemos por esta Villa del Conte foram diluídos por referências a vivendas ou quintas na atualidade.

Igreja Paroquial de Villa del Conte
Igreja Paroquial de Villa del Conte

Em 1994, foi publicado um livro sobre Villa del Conte, com uma vasta pesquisa histórica, da autoria de Claudio e Paolo Miotto, intitulado “Il Teritorio di Villa del Conte nella storia”. Desta publicação, de quase 1000 páginas, apenas se pode aceder a pequenos excertos online. O índice motiva curiosidade pelos primeiros capítulos, que falam sobre a “toponomastica comitense”, ou seja, a toponímia de Villa del Conte.

Conseguimos entrar em contacto com Paolo Miotto, um dos autores, com o intuito de esclarecermos o caso de Villa del Conte e sabermos algo sobre o que escreveu no seu livro. Resumidamente, ele diz-nos que, acima de tudo, é evidente que a toponímia deriva de algum conde, o mais difícil é encontrar qual. Que em 1994 teorizou que se devia aos condes de Este ou à família de Matilde de Canossa (século XI) mas, desde aí e depois de mais investigação, inclina-se mais para a hipótese de o nome se dever à família Conti de Pádua (de Comite), também da época medieval. Diz ainda que, na linha teórica, o substantivo Conte deve aludir a uma pessoa famosa que possuía grande parte das terras envolventes, sem mencioná-la explicitamente, mas simplesmente fazendo referência ao seu título condal.

Origem do topónimo: indefinido, várias teorias

  1. Andrea Gloria – Codice Diplomatico Padovano (1877) p.310
  2. A escritura de Flamula Pelagius
  3. Família da Romano: Ecelo I
  4. La Vecchia Padova – Villa del Conte
  5. O Conde D. Mendo na origem do nome de Vila do Conde

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of