A Nau Quinhentista, uma réplica de uma embarcação portuguesa da carreira do Atlântico norte de inícios do século XVI, foi projetada pelo Contra-Almirante Rogério d’Oliveira e construída nos estaleiros Samuel & Filhos, que até 1993 se situavam neste mesmo local, transferindo-se nesse ano para Azurara, na outra margem do rio Ave.
Com 27,50 metros de comprimento, 7,70 de boca (largura), 4,75 de pontal (altura), e um peso de cerca de 300 toneladas e 180 de carga, esta atracção fez parte da candidatura do município a um projeto-piloto europeu, intitulada “Viagem à Rosa dos Ventos”, que promoveu o restauro da zona ribeirinha, onde outrora se encontravam os estaleiros. Fundeada no verão de 2007, foi inaugurada em 15 de Dezembro do mesmo ano pelo então Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.
No seu interior pode-se testemunhar várias reproduções da vida a bordo daquele tempo, tais como os aposentos dos tripulantes, locais e formas de armazenamento de mercadorias, disposição de material cartográfico e instrumentos de ajuda à navegação, peças de artilharia, lastro, entre outros, de forma a representar a complexidade enfrentada pelos navegantes nas suas viagens em alto mar.
Galeria de imagens:
Contactos:
Endereço: Largo da Alfândega – Vila do Conde
Telefone: +351 252 248 468 (marcações)
E-mail: museus@cm-viladoconde.pt
Horário: terça a domingo – 10h00 às 18h00
[…] several beaches, sand dunes with boardwalk, a full-size replica 16th century Portuguese ship (the Nau Quinhentista), medieval raised aqueduct, large parks and children’s playgrounds. Modern and regular Metro […]