Centro de Memória

O Centro de Memória de Vila do Conde situa-se numa casa brasonada, o Solar de São Sebastião. Construção do século XVII, deve o seu nome, tal como o largo onde se insere, a uma capela fronteiriça que foi transferida para o cemitério municipal em 1853, aquando da abertura da Estrada Real, atual EN 13.

Sabe-se que já em 11 de Abril de 1672, esta casa teve uma mudança de proprietário, facto comprovado por uma escritura preservada no Arquivo Municipal, curiosamente localizado atualmente neste mesmo edifício.

O brasão data de meados do século XVIII, altura em que a casa era posse de Luís Inácio Pereira Coutinho de Vilhena e sua esposa, Maria Joana Carneiro Rangel Sotto Mayor e apresenta uma cartela de inspiração rococó e coronel de nobreza. As armas são as das famílias Pereira, Rangel, Coutinho e Carneiro.

Aqui esteve instalada a Biblioteca Municipal de Vila do Conde entre 1979 e 2001, por cedência dos seus donos, descendentes do Conselheiro Figueiredo Faria. Adquirida pela Câmara em 2000, a casa sofreu obras profundas de restauro e remodelação, sendo inaugurado o Centro de Memória no dia 14 de Dezembro de 2008.

O imóvel renovado obteve o prémio IRHU de reabilitação e o Prémio Nacional de Arquitetura Alexandre Herculano.

O Centro de Memória é um espaço dedicado essencialmente à arte e à história. Aqui funciona o Arquivo Municipal, o Gabinete de Arqueologia, a Galeria e Centro de Estudos Júlio / Saúl Dias, o Núcleo Central do Museu de Vila do Conde e o Centro de Pedagogia Ambiental, contribuindo para a criação de um equipamento cultural de elevado interesse, destinado ao conhecimento, fruição e lazer.

A exposição permanente, “Tempo e Território“, exibe uma apresentação de factos e objetos de interesse histórico do concelho, desde os primórdios da evolução humana até à atualidade.

Galeria de Imagens:

Contactos:

Endereço: Largo de São Sebastião – 4480-706 Vila do Conde
Telefone: +351 252 248 468 (marcações)
E-mail: centro.memoria@cm-viladoconde.pt
Horário: terça a domingo – 10h00 às 18h00

Na loja:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of