Alfândega Régia

O edifício da Alfândega Régia – Museu da Construção Naval, foi construído a mando de D. João II, por carta lavrada em 27 de Fevereiro de 1487, testemunhando a crescente importância do porto de Vila do Conde na época do Descobrimentos.

Ao longo do século XVIII, a Alfândega sofreu várias remodelações, de forma a atender às necessidades ditadas pelo intenso tráfego comercial que então se fez sentir.

Com o fim da sua função, o edifício entra em processo de deterioração, sendo utilizado durante o século XX como apoio aos serviços da Guarda Fiscal e subsequentemente como armazém dos estaleiros de construção naval, que até 1993 se encontravam em frente ao edifício.

No ano de 2001, fruto da candidatura vilacondense “Viagem à Rosa dos Ventos” ao Projeto Piloto Urbano, esta construção que outrora teve a função de Alfândega Régia é totalmente reabilitada e convertida em espaço museológico, tal como a réplica de uma Nau Quinhentista que foi construída ao abrigo do mesmo projeto, fundeada em 2007 e que se encontra adjacente.

A exposição permanente assume três vertentes que traduzem a função do museu: a navegação portuguesa, nomeadamente aquela que tem origem ou destino em Vila do Conde; a história da Alfândega Régia, seu funcionamento, oficiais e produtos desalfandegados; a história da construção naval, tipos de barcos construídos em Vila do Conde e respectivas técnicas e processos construtivos utilizados na construção naval em madeira.

No seu interior funciona também o Centro de Documentação dos Portos Marítimos Quinhentistas (CEDOPORMAR), direccionado às dinâmicas do processo de expansão ultramarina e à sua articulação com os burgos marítimos portugueses, onde se encontram disponíveis para consulta cerca de 60.000 imagens, reproduzindo 10.300 documentos originais pertencentes a arquivos e bibliotecas nacionais e estrangeiras.

Galeria de Imagens:

Contactos:

Endereço: Largo da Alfândega – 4480-702 Vila do Conde
Telefone: +351 252 248 468 (marcações)
E-mail: museus@cm-viladoconde.pt
Horário: terça a domingo – 10h00 às 18h00

Na loja:

COMPARTILHAR
Artigo anteriorForte de São João Baptista
Próximo artigoIgreja Matriz

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of