Casa do Barco

A Casa do Barco serve a dupla função de ser Loja Interativa de Turismo e uma área museológica relacionada com a construção naval.

Neste último espaço poderá encontrar uma exposição que pretende mostrar as técnicas e os processos associados à construção naval de madeira, com destaque para o processo da sala do risco.

A sala do risco reveste-se da maior importância em todo o processo de construção naval. Desde o séc. XVI que os processos de desenho que permitem a execução das fôrmas (moldes) têm sido motivos do maior segredo. Normalmente transmitidas apenas de pais para filhos, estas técnicas sempre foram do conhecimento de muito poucos. A sala do risco exposta na Casa do Barco pretende, pela primeira vez na longa história da construção naval, expor a sua implementação e funcionalidade, em toda a sua plenitude e desvendando os seus segredos. Com o seu uso é possível executar todas as fôrmas, de modo a obter uma construção perfeita, reduzindo ao máximo o tempo de construção da embarcação.

No centro, encontra-se exposta uma embarcação de pesca tradicional, um gasoleiro, e em redor podemos ver imagens relacionadas com atividades marítimas.

Este núcleo museológico é um complemento aos conteúdos da Alfândega Régia e Nau Quinhentista. Enquanto Loja Interativa do Turismo este espaço é uma montra privilegiada da oferta turística e do artesanato de Vila do Conde, usando as novas tecnologias para tornar a informação mais acessível aos visitantes.

Galeria de Imagens:

Contactos:

Endereço: Rua do Cais das Lavandeiras – Vila do Conde
Telefone: +351 252 248 445
E-mail: turismo@cm-viladoconde.pt
Horário: segunda a domingo – 9h00 às 18h00

Na loja:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of