Casa de José Régio

A Casa de José Régio situa-se na avenida que tomou o nome do poeta (Avenida José Régio), outrora Avenida Campos Henriques e Rua das Hortas.

Este edifício, inaugurado a 17 de Setembro de 1975, data em que Régio completaria 74 anos, faz parte do museu polinucleado de Vila do Conde. Não sendo um espaço museológico convencional, este é o lugar que José Régio decorou à sua imagem. Após a reforma, voltou de vez ao seu lar, de família desde a sua construção, há várias gerações, e onde fez uma última remodelação no final dos anos 60, para torná-la mais funcional e adaptada à sua idade. Quase todas as divisões estão decoradas como Régio as idealizou, com a mesma disposição dos objectos que o poeta lá deixou. A única excepção é a sala de pintura moderna, organizada por sua vontade pelo irmão Júlio Maria (Júlio / Saúl Dias).

Na Casa de José Régio encontra-se uma exposição de vários objectos coleccionados durante a sua vida, tais como obras de arte popular e religiosa, mobiliário e olaria.

A casa adjacente era a habitação do seu irmão João Maria, e a seguinte a da antiga empregada da família, Benilde. Neste último imóvel, também adquirido pela Câmara, foi efectuada uma grande intervenção, abrindo ao público em 2007 como a nova sede do Centro de Estudos Regianos, que até então partilhava espaço com o Museu das Rendas de Bilros, na Casa do Vinhal.

0 0 vote
Article Rating
COMPARTILHAR
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments