Casa de José Régio

A Casa de José Régio situa-se na avenida que assumiu o nome do poeta (Avenida José Régio), outrora Avenida Campos Henriques e Rua das Hortas.

Não sendo um espaço museológico convencional, este imóvel faz parte do museu polinucleado de Vila do Conde. Inaugurada em 17 de Setembro de 1975, seis anos depois do seu falecimento, no dia em que José Régio (pseudónimo de José Maria dos Reis Pereira) faria 74 anos, a casa encontra-se tal como ele a idealizou.

Com a exceção da sala de pintura moderna, que Régio pediu ao seu irmão Júlio Maria (Júlio / Saúl Dias) para organizar, toda a decoração e disposição dos objetos expostos nas outras divisões são fruto da conceção de Régio. Ávido coleccionador de objectos de arte de cariz popular e religioso, especialmente durante as décadas que viveu em Portalegre, o escritor regressou ao seu lar de Vila do Conde após a reforma, em meados dos anos 60, acompanhado de alguns dos melhores artigos da sua colecção, altura em que fez as últimas alterações na sua casa, tornando-a mais funcional e adaptada à sua idade.

A casa adjacente era propriedade de um seu outro irmão, João Maria, e a seguinte era a residência da empregada da família, Benilde. Esta “Casa da Benilde” foi também adquirida pela Câmara, sendo desde 2007 a receção da Casa de José Régio, tal como a sede do Centro de Estudos Regianos, que até aí partilhava espaço com o Museu das Rendas de Bilros, na Casa do Vinhal.

Galeria de Imagens:

Contactos:

Endereço: Avenida José Régio, 4480-671 Vila do Conde
Telefone: +351 252 617 506
E-mail: museus@cm-viladoconde.pt
Horário: terça a domingo – 10h00 às 13h00 e 14h00 às 18h00

Na loja:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of