Museu das Rendas de Bilros

O Museu das Rendas de Bilros de Vila do Conde encontra-se instalado na Casa do Vinhal, situada na Rua de São Bento, na zona histórica da cidade.

Construção de inícios do século XVII, terá sido erigida a mando de Francisco do Couto Azevedo, cavaleiro fidalgo da Casa Real e cavaleiro professo da Ordem de Santiago. Por desígnio do seu filho, Manuel do Couto de Azevedo, casado com Isabel de Barros de Faria, se fez o brasão, esquartelado, apresentando as armas dos Barros, Farias, Coutos e Azevedos.

Aqui se instalou o Museu das Rendas de Bilros em 1991, com o intuito de proteger e promover esta arte secular, salvaguardando as tradições e património da cidade.

A exposição permanente permite a visualização de vários exemplares de rendas de bilros, desde as mais antigas às mais modernas, desenhos, piques e documentos, para além de uma colecção de bilros e almofadas estrangeiras.

Usualmente, pode-se também testemunhar a presença de rendilheiras no seu ofício, exibindo a sua arte e destreza aos visitantes. No piso superior encontra-se a Escola de Rendas, fundamental para o futuro deste que é um dos cartões de visita de Vila do Conde, e que conta com o apoio da Associação de Defesa do Artesanato e Património de Vila do Conde.

O item de destaque do museu é sem dúvida a Maior Renda de Bilros do Mundo, com 52m², galardoada com esse título pelo Guinness World Records, em 2 de Agosto de 2015.

Galeria de imagens:

Contactos:

Endereço: Rua de S. Bento, 70 – 4480-781 Vila do Conde
Telefone: +351 252 248 468
E-mail: museus@cm-viladoconde.pt
Horário: terça a domingo – 10h00 às 18h00

Na loja:

COMPARTILHAR
Artigo anteriorCapela de Nossa Senhora da Guia
Próximo artigoTeatro Municipal

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of