Capela de São Bento

Num pequeno largo formado pelo encontro da Rua de São Bento com a Rua dos Prazeres ergue-se a Capela de São Bento. A construção da capela foi solicitada pela viúva Maria Vaía em 1616, instituidora do morgadio de São Bento e de acordo com um desejo seu e do seu esposo, Manuel Barbosa de Sá, falecido no início do mesmo ano.

Manuel Barbosa de Sá foi piloto da Carreira da Índia, tendo sido sepultado na Igreja da Misericórdia, de onde foi transladado para a Capela de São Bento em 1621, ano em que esta foi terminada.

Na fachada, ladeada por um estreito campanário, observa-se a pedra de armas esquartelada de Barbosa e Sá, por cima da entrada principal, esta constituída por um arco granítico de volta perfeita, sobreposto em capitéis onde se lê o nome da fundadora e data de construção: Maria Bahia, 1621. Entre as duas janelas ornamentais, encontra-se a dedicatória ao patriarca São Bento.

No seu interior, destacam-se o altar-mor, de típico barroco português, e a sepultura dos fundadores e seus descendentes.

Galeria de imagens:

Contactos:

Endereço: Rua de São Bento – Vila do Conde

Na loja:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of