Igreja de Nossa Senhora do Desterro

A Igreja de Nossa Senhora do Desterro é um edifício recente, apesar da sua história secular.

A atual Igreja do Desterro foi inaugurada em 24 de Agosto de 1972, em substituição de uma outra, com a mesma invocação e localização. Esta capela antecedente foi construída em 1938 e verificou-se com o decorrer dos anos que tinha dimensões muito reduzidas, face à afluência crescente de fiéis, devido à expansão urbanística de Vila do Conde, especificamente na direção do mar.

Por sua vez, também esta capela anterior foi construída no seguimento histórico de uma outra, demolida em 1935 devido não só à sua óbvia degradação, mas também para a expansão dos jardins da Av. Júlio Graça e Parque de Jogos. Esta capela situava-se onde hoje se encontra o Pavilhão do Parque de Jogos e, apesar de desde 1858 ser dedicada a Nossa Senhora do Desterro, permaneceu mais conhecida até ao fim dos seus dias pelo seu nome primitivo, Capela de Santiago.

Voltando à igreja dos nossos dias, esta possui uma arquitetura contemporânea, com ampla frontaria com vidro translúcido, projetando uma boa iluminação no interior. A norte da fachada, que é voltada a nascente, ergue-se a torre, aberta, sustentando o campanário e uma grande cruz metálica. No seu interior destacam-se as imagens de Santiago, da Fuga para o Egipto (o Desterro) e do Senhor dos Aflitos.

Galeria de imagens:

Contactos:

Endereço: Avenida Júlio Graça – Vila do Conde

Na loja:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of