Centro Ciência Viva

O Centro Ciência Viva de Vila do Conde é um espaço plurifuncional de ciência e tecnologia, vocacionado para a difusão da cultura científica e tecnológica através da observação e experimentação. Em 28 de Setembro de 2001 foi constituída a Associação Centro Ciência Viva de Vila do Conde cujos membros associados são o Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, o Município de Vila do Conde e a Universidade do Porto. O Centro Ciência Viva de Vila do Conde, inaugurado a 2 de Março de 2002, integra a Rede de Centros Ciência Viva do Ministério da Ciência e do Ensino Superior.

O edifício atual é fruto da reestruturação da antiga Cadeia Civil, fora de funções desde os anos 70, aquando da construção da Cadeia de Custóias. A Cadeia Civil de Vila do Conde veio substituir, no final da década de 1910, a Cadeia Comarcã, então situada em edifício anexo à Câmara, fronteiro à Capela do Senhor da Agonia. Assim, surge este imóvel singular de arquitectura presidiária, com a configuração geométrica de um dodecágono, apresentando um pátio interior encimado com uma clarabóia em vidro.

Em 1997 inicia-se o projecto de recuperação e adaptação, assumido pela Câmara Municipal e comparticipado pela Comunidade Europeia, que viria a ser inaugurado a 1 de Setembro de 1999, tendo nesta data começado a desenvolver-se o Projecto que viria a culminar com a instalação do Centro Ciência Viva de Vila do Conde.

Galeria de Imagens:

Contactos:

Endereço: Avenida Bernardino Machado, nº 96 – 4480–657 Vila do Conde
Telefone: +351 252 633 383
E-mail: visit@viladoconde.cienciaviva.pt
Horário: terça a sábado – 10h00 às 13h00, 14h00 às 18h00

Na loja:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of