Igreja de São Bento – Vairão

Igreja de São Bento de Vairão
Igreja de São Bento de Vairão

A Igreja de São Bento, a igreja paroquial de Vairão anexa ao Mosteiro, mostra um conjunto bastante eclético de estilos arquitetónicos, resultado das várias reconstruções de que foi alvo ao longo da sua história de mais de 1000 anos.

Da igreja primitiva nada resta, sendo a maioria da edificação atual de finais do século XVIII, construída entre 1794 e 1799, data que se pode visualizar na inscrição sobre o portal principal.

Podem-se observar vários estilos fundidos nesta construção, desde o românico-gótico do exterior do coro, ao rococó e neoclássico do retábulo-mor, para além de elementos de épocas intermédias com influências maneiristas e barrocas.

Assim sendo, assume-se com naturalidade que nem toda a Igreja foi reconstruida no final do século XVIII.

O coro é do século XIV, provavelmente dos primeiros anos, quando se executaram várias obras de reconstrução.

A Capela de São João, no seu sudoeste, é quinhentista e acessível pelo interior da nave. O brasão ostenta a data de 1551. O túmulo de D. Francisca Luiza Ferreira Furtado e Mendonça tem a data de 1707. O retábulo foi construído no século anterior, pela escola de Juan Martínez Montañés, conhecido como “Deus da madeira”. A Capela é Imóvel de Interesse Público desde 1944.

O órgão de tubos, no coro alto e do lado do evangelho, data do primeiro quartel do século XIX.

É de notar os fogaréus no topo da Igreja, semelhantes aos do Mosteiro de Santa Clara de Vila do Conde, edifício também datado dos finais do século XVIII (1778).

Na entrada principal da igreja podemos ver um painel de azulejos executados na Fábrica Aleluia, de Aveiro, que igualmente criaram os painéis da Praça de S. João em Vila do Conde.

Junto à entrada, no exterior, podemos ver a Capela dos Passos, ligada à Igreja por um arco de alvenaria. A construção data de 1720.

No parede exterior do coro, a inscrição “1073 Mosteiro Vairão” será relativa à Era (e não ano cristão) da lápide embutida na sala da Comissão Fabriqueira, data da reconstrução patrocinada por D. Pala Froilaz.

A romaria de São Bento, uma das maiores festas populares do concelho, realiza-se anualmente no terceiro domingo de Julho.

Galeria de imagens:

Contactos:

Endereço: Largo do Mosteiro – Vairão – Vila do Conde

Na loja:

0 0 vote
Article Rating
COMPARTILHAR
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments